Vamos tornar a vida mais leve?

Destaque

Hygge é uma palavra dinamarquesa sem tradução literal que está ligada à sensação de conforto, intimidade e contentamento. A ideia é que você seja capaz de criar sua própria felicidade e sensação de bem estar todos os dias.

Assim, mesmo nos dias difíceis e frios, por exemplo… pequenos gestos podem ser vistos como algo cheio de significado. Então, que tal fazer como os dinamarqueses e encarar a vida de uma forma simples?

A seguir deixo-vos alguns passos para uma mudança de hábitos, que conheci através desta interessante filosofia:

1. Aproveite o seu tempo com a família e os amigos
Passar tempo com quem gostamos é o que nos faz realmente feliz. Reunir pessoas queridas, compartilhar histórias e se divertir com elas faz parte da filosofia hygge.

2. Sentar em frente à lareira
Poucas coisas são tão aconchegantes e confortáveis como sentar-se próximo à lareira nos dias frios. Nos dias de calor, podemos substituir o gesto por um período em frente ao mar.


3. Faça coisas simples
Porquê passar a manhã sobre um livro de receitas para preparar um almoço? Faça como um dinamarquês! Escolha uma refeição deliciosa que pode ser preparada em pouco tempo, e daí extrair tempo para dar tempo aos outros. Embora eu seja da opinião de que cozinhar para os outros, é dar-lhes do nosso tempo e amor.

4. Diminua as luzes e use velas 

Os Dinamarqueses adoram velas. Eu também! As chamas criam uma atmosfera brilhante e trazem sensação de equilíbrio mesmo nos ambientes mais escuros. Mas atenção: não escolha as opções aromáticas. Nada no modo hygge de viver é artificial. Velas de cera de abelha são as mais indicadas.

5. Decore dentro de casa com itens de fora
Geralmente, uma vida feliz e saudável é aquela integrada à natureza. No entanto, às vezes, é um pouco desconfortável passar tempo no exterior. Por isso, os dinamarqueses trazem elementos externos para dentro de casa. Aposte em paredes de pedra, piso de madeira, mesas grandes feitas de árvore e plantas.

6. Faça pão

Créditos da foto: Blog Cinco Quartos de Laranja

O aroma de um pão no forno é quase uma definição para hygge. Escolha uma receita simples e divirta-se cozinhando. Depois, convide os seus amigos a experimentar a sua iguaria. Nota: eu costumo comprar a massa pré-feita que existe à venda nas grandes superfícies, depois é só amassar, deixar levedar e levar ao forno! Enquanto coze, tiro a manteiga do frigorífico para amolecer, preparo um chá, ponho uma mesa bem bonita e depois delicio-me…!

7. Beba chocolate quente
A bebida traz uma sensação boa de aconchego, além de ser fácil de preparar. Mãos à obra, para estes dias frios e aproveitar o quentinho da lareira?

8. Saia
Ficar em casa é uma delícia, mas uma parte de aproveitar a vida é conhecer o que está do lado de fora. O contacto com a natureza pode ser a chave para alcançar o equilíbrio e uma vida saudável. Para isso, inclua uma caminhada na sua rotina.

9. Livros


Ler é um hábito saudável e uma atividade para passar o tempo com você mesmo. Invista nessa prática! Mas lembre-se que os dinamarqueses preferem um livro físico a um eletrónico. Se acha que não tem diferença, pense no aroma de um livro novinho.

10. Esqueça o telemóvel

Ser hygge é deixar de lado (pelo menos um pouco) as tecnologias. É importante para o nosso bem-estar aproveitar as experiências e vive-las completamente. E com o celular ao lado fica mais difícil, não é?

11. Não se prive
Ser hygge é privilegiar as boas coisas da vida e tudo aquilo que nos faz feliz.

 

Modificado emquarta, 18 janeiro 2017 18:29
(1 Vote)
Ler 1628 vezes

Deixe um comentário